Portugal: Associação para Promoção Educacional defende novo paradigma no ensino em Cabo Verde

Portugal/10 de Octubre de 2016/expressodasilhas

Resumen: Asociación para la Promoción de la Educación defiende nuevo paradigma en la educación en Cabo Verde. La idea es apoyada por el presidente de ASPPEC, Clara Marques, dijo a Inforpress dentro de la celebración del Día Mundial de los Docentes, marcado el 05 de octubre.

A Associação para Promoção do Património Educacional de Cabo Verde (ASPPEC) quer um novo paradigma para educação e que o professor seja mais valorizado.

A ideia é defendida pela presidente da ASPPEC, Clara Marques, em declarações à Inforpress, no âmbito da comemoração do Dia Mundial do Professor, que se assinala hoje, 05 de Outubro.

Segundo Clara Marques, um docente, hoje em dia, desempenha vários papéis, que se reflectem, não só na educação integral do aluno, mas também na construção de relações pedagógicas, na família, nos trabalhos administrativos nas escolas e como facilitador das aprendizagens, que “tem sido um grande desafio neste mundo globalizado”.

“Neste momento, o papel do professor é enorme, entretanto, os desafios são muitos e é preciso, sobretudo, estabelecer estratégias para que o aluno saiba fazer, ser, estar e conviver, sendo certo que a educação precisa de um novo paradigma, porque mesmo com as reformas todas realizadas, falta um modelo que se adapta à realidade actual da globalização”, frisou.

Para Clara Marques, com a massificação do ensino e as novas ideias que surgiram no âmbito da educação, o professor deixou de ser visto como o “detentor de todo o conhecimento».

É sobre esses e outros assuntos que a ASPPEC, em parceria com a Delegação do Ministério da Educação do concelho da Praia, realiza hoje, no auditório da Reitoria da Universidade de Cabo Verde, um encontro de reflexão.

O encontro, que reunirá professores dos diferentes níveis de ensino e outros agentes educativos do concelho da Praia, debaterá “a importância do professor na sociedade, como construtor de pessoas”, e servirá para assinalar o Dia Mundial do Professor e homenagear os docentes.

O evento contará com a presença, entre outros responsáveis, da directora nacional da Educação, Adriana Mendonça.

O Dia Mundial do Professor, criado pela UNESCO em 1994 com o objectivo de chamar a atenção para o papel fundamental que os professores têm na sociedade e na instrução da população.

Fuente: http://www.expressodasilhas.sapo.cv/sociedade/item/50431-associacao-defende-novo-paradigma-educacional-em-cabo-verde

Comparte este contenido: