Brasil: Secretaria de Educação do Paraná promove debates sobre reforma do ensino médio

América del Sur/Brasil/16 Octubre 2016/Fuente:paranaportal/Autor: Mariana Ohde

Resumen: El Gobierno de Paraná realizo unos seminarios regionales de Educación para debatir sobre los cambios y las propuestas del Gobierno Federal para la enseñanza a nivel medio.Participaron alrededor de 16 mil personas de todo el estado.

O Governo do Paraná realizou nesta quinta-feira (13) os seminários regionais da Educação para debater as mudanças propostas pelo Governo Federal para o ensino médio.

Cerca de 16 mil pessoas participaram em todo o estado, número acima da expectativa. As conversas aconteceram ao longo do dia, com pais, estudantes, grêmios estudantis, professores, diretores, pedagogos e técnicos da Secretaria da Educação. Somente em Paranaguá não foi possível realizar o seminário por causa de um tumulto de manifestantes.

Nos demais 31 Núcleos Regionais de Educação, os encontro ocorreram normalmente.

“Muitos trabalharam pela manhã, em grandes grupos, depois em grupos menores. Houve elaboração de atas. Em alguns houve rejeição total à proposta da reforma e em muitos outros houve muitas contribuições. Seremos fieis aos resultados dos seminários. Tudo o que foi apontado pela comunidade escolar será entregue ao Ministério da Educação”, contou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres.

O Paraná foi o primeiro estado a propor o debate aberto com a comunidade escolar sobre a Medida Provisória (MP) 746/2016. O objetivo dos encontros foi abrir para a comunidade escolar paranaense a oportunidade de opinar sobre a reforma proposta pelo governo federal.

“Vamos debater amplamente, em especial com os nossos alunos, as alterações propostas pelo governo federal. No Paraná, todas as disciplinas oferecidas hoje serão mantidas”, garantiu o governador Beto Richa.

Em Curitiba, cerca de 700 pessoas, entre pais, alunos, professores, diretores e representantes do Sindicado dos Professores participaram do encontro.

Opinião online

Além dos encontros presenciais, a Secretaria de Estado da Educação preparou uma consulta online para ampliar o acesso à discussão. A consulta pode ser feita até a próxima segunda-feira (17) no site da Secretaria de Educação.

“Estamos ampliando o acesso a discussão para tornar o debate mais amplo possível e para construirmos juntos uma proposta que atenda as necessidades específicas do Paraná”, disse a secretária, professora Ana Seres. O relatório dos debates será entregue ao ministro da Educação, Mendonça Filho, no próximo dia 18.

Principais mudanças 

Entre os principais itens propostos pelo governo federal está a ampliação do ensino em tempo integral, que já faz parte do programa de metas da Secretaria da Educação. Além disso, o MEC pretende dar autonomia aos estudantes, que poderão optar por cinco ênfases (linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza ou formação técnica e profissional). “Essa questão das cinco ênfases precisa ser bastante debatida”, esclareceu Ana Seres.

Escolas ocupadas

O Paraná contava mais de 300 escolas e quatro universidades ocupadas até esta sexta-feira (14) no Paraná, em protesto contra a Medida Provisória 746 de 2016. O número de instituições ocupadas por ser acompanhado através do site Ocupa Paraná.

Fuente de la noticia: http://paranaportal.uol.com.br/cidades/secretaria-de-educacao-do-parana-promove-debates-sobre-reforma-do-ensino-medio/

Fuente de la imagen: http://static.paranaportal.uol.com.br/wp-content/uploads/2016/10/debate-1-e1476440562417-300×225.jpg

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *