Portugal reforça cooperação científica e tecnológica com os estados unidos

Portugal / 23 de noviembre de 2016 / Fuente: http://www.portugal.gov.pt/

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, realiza uma viagem oficial de cinco dias aos Estados Unidos da América (EUA) com os objetivos de assegurar a continuidade das relações com os principais parceiros académicos e científicos e reforçar a continuidade da cooperação científica e tecnológica que tem marcado a relação entre Portugal e os EUA nas últimas décadas.

A visita inclui visitas ao Instituto de Tecnologia do Massachusetts, à Universidade de Harvard e à Faculdade Olin em Boston, à Universidade do Texas em Austin e a Washington.

Em Boston entre os dias 14 e 15 de novembro, a visita do Ministro inclui a discussão de pilares estratégicos para a evolução do Programa MIT-Portugal, assim como contactos com estudantes e a comunidade científica e empresarial portuguesa em Boston, de forma a assegurar a implementação dos Programas «Study in Portugal», «Research in Portugal» e a relação com a diáspora científica nesta cidade.

Centro Internacional de Investigação dos Açores

Será ainda realizado um workshop sobre a conceção e o desenvolvimento de uma estratégia científica e tecnológica para o Atlântico, incluindo a instalação do «Atlantic International Research Center (AIR Center)», com sede nos Açores.

Em Austin nos dias 15 e 16 novembro, a visita de Manuel Heitor inclui a discussão de pilares estratégicos para a evolução do Programa UT Austin-Portugal, sendo acompanhada por uma delegação de investigadores e empresários portugueses.

Será também realizado um workshop sobre a instalação do «Atlantic International Research Center (AIR Center)», com sede nos Açores.

Em Washington nos dias 17 e 18 Novembro, o Ministro reunir-se-á com o Secretário de Estado para a Energia, Ernst Moniz, e com o responsável pela Politica científica na Casa Branca, John Holdren, para além de reuniões bilaterais no Departamento de Estado.

Durante estas reuniões serão discutidas formas de assegurar e reforçar a continuidade da cooperação científica e tecnológica que tem caracterizado a relação entre Portugal e os EUA, incluindo a instalação do «Atlantic International Research Center (AIR Center)», com sede nos Açores.

Fuente noticia: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mctes/noticias/20161113-mctes-eua.aspx

Comparte este contenido: