Portugal: Governo apresenta campanha para sensibilizar os jovens para os seus direitos

Portugal / 19 de abril de 2017 / Fuente: http://www.portugal.gov.pt

«Queremos que os jovens conheçam os direitos que têm porque achamos que serão seguramente mais intervenientes, participativos e mais exigentes também», afirmou o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, referindo-se à campanha que o Governo apresentará em Vila Nova de Gaia.

Intitulada 70Já, o nome desta iniciativa remete para o artigo 70.º da Constituição, que versa sobre os direitos da juventude: «O Governo quer uma juventude ativa, no sentido de algum imediatismo e da efetivação dos seus direitos», acrescentou o Secretário de Estado.

«O País só tem a ganhar com a inclusão e com a participação dos jovens na sociedade», sublinhou João Paulo Rebelo, alertando para o «desinvestimento na área da informação juvenil»: «Infelizmente, nos últimos anos passou um bocadinho essa ideia de que deveria haver quase um agradecimento dos jovens por terem acesso a um conjunto de direitos que, na verdade, lhes estão garantidos pela Constituição».

O Secretário de Estado realçou que o Governo quer «acabar com a ideia de que é melhor um contrato precário do que não ter contrato nenhum».

Meios de divulgação

A campanha terá um site que concentrará toda a informação e que será coordenado pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude. Nesse site, os jovens terão acesso a todos os programas específicos que o Governo está a levar a cabo em diversas áreas, desde a educação, desporto e saúde, à mobilidade, emprego ou cultura.

O site terá também interligações com diversas redes sociais, além de estar projetado material gráfico que será distribuído nas escolas, associações juvenis e municípios.

Será ainda criado o comité 70Já, através do qual será feita a gestão participada da campanha, também coordenada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, mas envolvendo vários organismos do Estado e os próprios jovens.

Áreas em destaque

A campanha vai focar-se em várias temáticas, de entre as quais releva a participação política, devido às eleições autárquicas de outubro.

«Portugal é um país onde os jovens não votam ao nível da média europeia. Estamos distantes dos países onde os jovens votam mais e queremos inverter isso», afirmou João Paulo Rebelo, acrescentando que «esse objetivo e o apelo à participação dos jovens está presente nesta campanha».

A campanha vai incluir seminários, workshops e ações de divulgação em todo o território nacional, estando pensada especificamente para os jovens até aos 30 anos. O seu termo coincidirá com o final da legislatura.

Fuente noticia: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/medu/noticias/20170418-sedj-juventude.aspx

Comparte este contenido:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *