Angola: Situação de crianças em risco foi debatida

Angola/26 de Junio de 2017/jornaldeangola

O sistema de atendimento aos menores em situação de risco foi tema de um seminário realizado ontem, em Luanda, pelos Salesianos de Dom Bosco.

O encontro,  que contou com o apoio do Instituto Nacional da Criança (INAC) e do Voluntariado Internacional para o Desenvolvimento (VIS), reflectiu sobre o problema das crianças que vivem nas ruas de Luanda,  causas e consequências.
O evento serviu também para sensibilizar a sociedade sobre a gravidade deste fenómeno, divulgar as práticas e estratégia do trabalho realizado por instituições afins, identificar as reais causas que levam as crianças para a rua e disseminar boas práticas de intervenção.
O superior dos Salesianos  de Dom Bosco, padre Victor Cerqueira, identificou os principais focos de concentração das crianças,  as actividades que desenvolvem e definiu medidas preventivas e reactivas para ajudar as crianças que se encontram nas ruas, tendo em conta os 11 compromissos  definidos pelo Governo.
O encontro enquadra-se no programa de reinserção de crianças e adolescentes de e nas ruas de Luanda levado a cabo pela instituição católica em Angola. Segundo o religioso, essas actividades servem para promover o diálogo entre os actores institucionais e da sociedade civil sobre a questão da protecção social das crianças, adolescentes e jovens de risco na cidade de Luanda.
Participaram do encontro,  que serviu ainda para apresentar o projecto educativo-pedagógico para reinserção de crianças e adolescentes de e na rua, entre outras individualidades, a delegada da União Europeia em Angola, Marta Brites, e a directora do INAC, Nilza Batalha.

Processo educativos

Um manual com a descrição dos processos educativos voltados para a reinserção da criança de rua na província de  Luanda foi apresentado no seminário de reflexão sobre o sistema de atendimento à criança em situação de risco.
A brochura, que é resultante do  projecto educativo

da Rede Salesiana de Dom Bosco, tem como objectivo sistematizar o conhecimento sobre os menores de rua na capital do país, assim como detalhar as etapas e opções técnicas realizadas para a reinserção familiar e na sociedade dessas crianças.
Apresentada pela professora Bibiana Ferreira, o livro comporta 91 páginas que abarcam  vários tópicos, com destaque para “Quem são as crianças e os adolescentes em situação de risco na rua?”, “A resposta Salesiana”, “Objectivos e resultados do projecto educativo”, “Mapeamento do trabalho realizado com as crianças e jovens nas ruas” e “Processos metodológico”.

Reinserção social

A “Representação gráfica do processo de reinserção social”, “O impacto esperado”, “O plano de compensação e possibilidades de reprodução/extensão (efeitos multiplicadores)” e “Anexos” são também focalizados no manual.
O documento, intitulado “Projecto Educativo-Pedagógico para a Reinserção de Crianças e Adolescentes de e na Rua”, pretende ilustrar o trabalho desenvolvido pelos salesianos de Dom Bosco na província de  Luanda com esse grupo vulnerável da sociedade angolana.
Prefaciado pelo padre Victor Cerqueira, superior dos Salesianos de Dom Bosco, o manual traz como tema central a exclusão social de crianças, adolescentes e jovens, fenómeno historicamente presente em toda a sociedade humana, mas que afecta com extrema dureza os que vivem em áreas de maior degradação, pobreza económica e social e violência familiar.
Os Salesianos de Dom Bosco são uma organização internacional da Igreja Católica que trabalha há anos para o desenvolvimento da criança e da juventude, especialmente das mais necessitadas.

Fuente: http://jornaldeangola.sapo.ao/sociedade/situacao_de_criancas_em_risco_foi_debatida
Comparte este contenido: