Brasil: BNCC-Educação Infantil entregue ao Conselho Nacional de Educação

Brasil, 04/05/2016. Autor: Vital Didonet

Resumen: Hoy a las 14 horas, en el auditorio del CNE el ministro de educación, Aloízio Mercadante, entregará al presidente del Consejo Nacional de Educación – CNE el documento de base de datos nacional común curricular de la Educación Básica. Es un acontecimiento importante para la educación infantil, porque es un paso más en la consolidación de pertenencia a la educación básica, como su primera etapa. Eso dice que no hay educación sin ese primer paso, que crea las verdaderas bases de todo el proceso educativo.La Educación infantil integra esa base, manteniendo su identidad y la fidelidad a los principios pedagógicos que rigen el proceso de aprendizaje y desarrollo infantil.

BNCC-EDUCAÇÃO INFANTIL ENTREGUE AO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Hoje, às 14 horas, no Auditório do CNE o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, entregará ao Presidente do Conselho Nacional de Educação – CNE o documento da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.

A educação infantil integra essa Base, mantendo sua identidade e a fidelidade aos princípios pedagógicos que regem o processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil.

É um acontecimento importante para a Educação Infantil, porque é mais um passo na consolidação de pertencimento à educação básica, como sua primeira etapa. Isso diz que não há educação sem esse primeiro patamar, que cria as verdadeiras bases de todo o processo educacional da pessoal.

Uma coisa super importante, na BNCC-Educação Infantil, é ela demonstrar que o começo da educação não é feito de itens isolados de conhecimento e de informações sobre isso ou aquilo, mas de estruturas de aprendizagem formadas pelas interações, pelo brincar, pela convivência, exploração, participação, comunicação, pelo pensamento e o conhecimento de si e do outro. Isso tudo, desenvolvido em “campos de experiência”: o eu, o outro e o nós; o corpo, gestos e movimentos; a escuta, a fala, o pensar e o imaginar; os traços, sons, cores e imagens; os espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

As crianças que tiverem o direito à educação infantil atendido conforme o que preconiza essa Base seguirão um percurso fértil de construção do conhecimento.

Um próximo passo será, necessariamente, o redesenho do curso de formação dos professores de Educação Infantil, tendo por parâmetro o desempenho esperado na boa aplicação da Base Curricular.

Chega ao fim a etapa de construção da BNCC-Educação Infantil no âmbito do MEC. Daqui para frente o trabalho será conduzido pelo Conselho Nacional de Educação, onde poderemos ter espaço de diálogo e proposição. Todos que trabalharam na construção da BNCC-EI, a começar pela Rita Coelho, coordenadora-geral de educação infantil do MEC, e os que contribuíram com críticas e sugestões fizeram um grande trabalho. Parabéns. Sigamos em frente, porque os desafios, sempre presentes, são novas oportunidades. Mas também riscos de retrocesso, se não estivermos vigilantes.

Fuente imagen: http://ceipbrasil.org/wp-content/uploads/2015/02/Imagen13-1024×768.jpg

Comparte este contenido:

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios.