Livro Filosofia da Educação em Cabo Verde

Africa/2015/Cabo Verde//Fuente: Expresso das ilhas Version Online

Link: http://www.expressodasilhas.sapo.cv

Resumo: Lanzamiento del Libro Filosofía de la educación en Cabo Verde, del autor Clemente García, obra que pretende plantear reflexiones y cuestionamientos sobre la responsabilidad que tienen los docentes en la construcción de valores en la escuela, en la época actual.

Se­gundo o autor o objectivo desta obra, é descrever, ana­lisar e reflectir sobre o processo de construção dos valores que ocorrem na escola e interrogar sobre os principais entraves que o quotidiano escolar evidencia.

Qual o papel que os profis­sionais do ensino assumem nes­se processo, considerando que as inúmeras mudanças na socie­dade impuseram à escola e aos profissionais que nela actuam uma responsabilidade que era atribuída numa primeira fase de construção, à família, por­quanto o problema hoje é muito mais difícil de resolver porque a homogeneidade cultural é mui­to menor e isso torna difícil a articulação entre as famílias e as escolas”, questiona o autor.

Para Clemente Garcia, re­flectir sobre os valores huma­nos é, antes de mais, investigar o que as pessoas prezam em suas relações, é procurar aquilo que fundamenta o convívio e a postura dos nossos professores diante dos colegas, definindo o que é central nessa relação.

Actualmente, existe um dis­curso denunciando que os va­lores estariam em crise; desse modo, o respeito, a honestida­de, a camaradagem, a cordiali­dade e a justiça, foram postos de lado em favor de outros como o consumismo e os inte­resses pessoais, valores priva­dos e ligados à glória têm sido cada vez mais estimados, em detrimento daqueles de carác­ter público”.

E uma época que re­clama mais do que nunca uma ética de responsabilidade e de aproximação ao outro. É por isso que a problemática dos valores e a reflexão ética em torno da educação são, hoje, urgentes e absolutamente es­senciais.

Editora:Keyla Isabel Cañizales

Comparte este contenido: