Portugal:Universalização do pré-escolar deverá estar concluída até 2020

Europa/Portugal/Abril 2016/Fuente y Autor: Portugal Digital

Resumen: El ministro de Educación Tiago Brandão Rodrigues, anuncio la extension del  pre-escolar para los niños a partir del 2018/2019,  la misma contemplará a los niños a partir de los 3 años de edad, con la finalidad de que los niñoñs tengan acceso a la educación desde temprana edad.

O ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou, em Coimbra, o alargamento do pré-escolar para as crianças de quatro anos de idade e, a partir de 2018/2019, para as de três anos.

Coimbra – O ministro da Educação português, Tiago Brandão Rodrigues, anunciou, segunda-feira (18), em Coimbra, o alargamento do pré-escolar para as crianças de quatro anos de idade e, a partir de 2018/2019, para as de três anos.

Até 2018, o ensino pré-escolar abrangerá as crianças de quatro anos de idade e será preparada «a universalização aos três anos», com base em projeções demográficas, de modo a que, em 2020, a educação pré-escolar abranja todas a crianças a partir dos três anos de idade, disse Tiago Brandão Rodrigues, citado pela agência Lusa.

Pretende-se, com o programa do alargamento do ensino pré-escolar que, «paulatinamente, todas as crianças com cinco, quatro e três anos» tenham acesso ao pré-escolar, disse o ministro, que falava aos jornalistas, hoje, ao final da manhã, à margem da apresentação do eixo «Qualificar os portugueses», do Programa Nacional de Reformas (PNR), em que também participou o titular da pasta do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva.

«Sabemos que, neste momento, o país tem assimetrias enormes e temos de melhorar a oferta», reconheceu Tiago Brandão Rodrigues.

Por isso, está a ser feita «uma leitura cuidada da rede existente», nesta área, para ser completada de modo que, «até 2020, possamos ter essa universalização do pré-escolar», adiantou.

Com esse estudo, será possível «entender quais são as necessidades mais prementes» e, «em articulação com a rede solidária», encontrar «respostas efetivas» para alcançar essa universalização, explicitou o governante.

«A frequência de crianças no ensino pré-escolar é estimuladora de percursos escolares com maior sucesso», sustentou Tiago Brandão Rodrigues.

Além desta, o eixo «Qualificar os portugueses», do PNR, prevê, na área da educação, outras medidas como «a educação a tempo inteiro», visando «proporcionar a todos o acesso a atividades de enriquecimento curricular até final do [ensino] básico, em parceria com municípios, associações e clubes locais, para proporcionar acesso mais alargado a atividades», referiu o ministro durante a sessão, que decorreu no auditório do Conservatório de Música de Coimbra.

O reforço da ação social escolar, a progressiva gratuitidade dos manuais escolares, o desenvolvimento da educação e formação profissional são outros aspetos igualmente preconizados neste eixo do «Qualificar os portugueses», do qual também faz parte o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar.

Este programa foi anunciado no final de março e está nas fases de formação de formadores, que deverão decorrer até final de junho.

O eixo «Qualificar os portugueses» projeta ainda a modernização do sistema de ensino e dos modelos e instrumentos de aprendizagem, designadamente através da «produção e disseminação de recursos educativos digitais» e da «criação de plataformas nacionais de gestão da informação, monitorização e avaliação», entre outras medidas.

O programa visa promover o sucesso escolar, em todos os níveis de ensino, combater o abandono escolar, generalizar o ensino secundário e inovar o sistema educativo.

Fuente de la noticia: http://www.portugaldigital.com.br/sociedade/ver/20102358-universalizacao-do-pre-escolar-em-portugal-devera-estar-concluida-ate-2020

Fuente de la imagen: http://img.r7.com/images/2014/06/04/xypem69l2_1k8k3r24ox_file.jpg?dimensions=460×305

Comparte este contenido: