África/Angola/Abril 2016/Fuente y Autor:Agencia Angola Press
Resumen: El funcionamiento del sector de enseñanza a nivel superior del pais, fue discutido de cerca durante mas de dos horas y media en un encuentro entre al Ministro de Educación Superior y periodistas de diferentes organismos de comunicación social.
No encontro, promovido pelo Gabinete de Revitalização e Execução da Comunicação Institucional e Marketing da Administração (Grecima), o titular da pasta do Ensino Superior falou do aumento do valor das propinas e estendeu a abordagem ao Estatuto da Carreira Docente.
Trata-se de um documento a ser submetido à aprovação da Assembleia Nacional.Mesmo “caminho” a ser seguido pela proposta de aumento do valor das propinas nas instituições de ensino superior.
Sobre os valores praticados actualmente nessas instituições, Adão do Nascimento deixou claro que as instituições só devem aumentar o valor com a autorização dos ministérios do Ensino Superior e das Finanças.
Um dos temas candentes da actualidade tem a ver com a regularização dos complementos de bolsas de estudos no exterior do país, o ministro informou que os bolseiros angolanos na Rússia, Ucrânia, Cuba, China, Inglaterra, entre outros países, já têm a sua situação regularizada parcialmente.
Reconheceu haver dificuldades nesse processo, mas garantiu estar em curso mudanças nos métodos de pagamento dos subsídios aos estudantes angolanos no estrangeiro, no sentido dos bolseiros receberem o dinheiro mais cedo.
No seguimento a essa questão, o governante esclareceu que a formação no exterior responde às necessidades de quadros especializados no mercado nacional, tendo em conta o processo de desenvolvimento do país.
A formação no exterior, prosseguiu, deve ser vista do ponto de vista estratégico, fruto da capacitação que se quer dos quadros angolanos.
Adão do Nascimento, no cargo desde 2012, não se despediu dos jornalistas sem antes ter destacado o Plano Curricular, como um mecanismo essencial ao funcionamento das instituições de ensino superior.
Garantiu que o processo de tramitação de valores para os bolseiros angolanos no exterior está afeito até Março do ano em curso, tendo adiantado que o exercício que está a ser feito tem o acompanhando dos pais e outros encarregados de educação.
Os discentes também seguem esse processo com o apoio das representações diplomáticas que regularmente reúnem com os beneficiários.
Fuente de la noticia:http://www.portalangop.co.ao/angola/pt_pt/noticias/educacao/2016/3/16/Angola-Ministro-Ensino-Superior-aborda-situacao-sector,bf5d77fc-4b61-4cfb-ab53-5f4b0892dd4c.html
Fuente de la imagen:https://www.google.co.ve/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwiHuubrhqHMAhXLKyYKHUHoDiEQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.portalangop.co.ao%2Fangola%2Fpt_pt%2Fnoticias%2Feducacao%2F2016%2F3%2F16%2FAngola-Ministro-Ensino-Superior-aborda-situacao-sector%2Cbf5d77fc-4b61-4cfb-ab53-5f4b0892dd4c.html&psig=AFQjCNEP3bHbVVq9FrfjczUQYIO7s7HYaA&ust=1461373538041342