Brasil: Alunas de pedagogia contam que realidade da profissão pode assustar: ‘na teoria, tudo é fácil’

Apesar de gostarem de dar aula, jovens relatam discrepância entre teoria ensinada na faculdade e exercício efetivo da profissão.

 

 Resumen: Los estudiantes de los cursos de pedagogía afirman que hay una gran desviación de la teoría aprendida en la universidad en comparación con la rutina de la profesión. «En la universidad, todo es hermoso, fácil de aplicar. Pero cuando empecé a trabajar en la zona que me asustó un poco. Yo creía que no aguanta «, dice Ana Caroline Amilevicius, estudiante del quinto semestre de la pedagogía en Anhanguera (SP). Profesor Paulo Fraga, el coordinador del curso pedagogía Mackenzie, dice que en Brasil, donde se graduó en esta área se sabe que es muy teórica. «Tratamos de mostrar en la universidad los retos a los que se enfrenta en el aula. Universidades están tratando de acercarse a las escuelas para reducir al mínimo la extrañeza de los recién graduados cuando empiezan a practicar «, dice.
Guia de carreiras - Pedagogia

Guia de carreiras – Pedagogia

“Em aula de escolas da prefeitura ou do estado, por exemplo, são muitas crianças por sala. E em qualquer instituição, o professor precisa lidar com alunos de diferentes temperamentos, que podem estar agitados ou cansados. Vejo como um desafio a ser vencido”, completa.

Para Nina Feres, aluna da graduação na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), uma forma de conseguir aproximar a teoria da prática é fazer estágio. “É uma fase muito importante na formação do profissional. Mesmo se for para aprendermos o que não fazer. Isso porque a realidade da sala de aula é muito diferente da teoria pura dos livros”, diz.

Nina sentiu falta, nas aulas de pedagogia, de ter noções mais aprofundadas do conteúdo do ensino fundamental I. “Eu tive dois semestres de matemática, ciências naturais e ciências humanas, mas a abordagem foi muito superficial quanto ao conteúdo. As aulas focavam mais nas estratégias gerais”, afirma. Ana Caroline não esperava ter esse tipo de matéria na faculdade, mas notou que, de fato, é importante ter essa formação. “Eu não imaginava ter aula de geografia, por exemplo. Mas aprendi que a educação das crianças não é só a parte lúdica”, conta.

O professor Paulo Fraga, coordenador do curso de pedagogia do Mackenzie, afirma que, no Brasil, a graduação nessa área é conhecida por ser muito teórica. “A gente tenta mostrar na faculdade os desafios que se impõem em sala de aula. As universidades estão buscando se aproximar das escolas, para minimizar o estranhamento dos recém-formados quando começarem a exercer a profissão”, afirma.

Nina conta que seu salário é mais alto que a média para a profissão porque trabalha em uma escola privada bilíngue. Mas reconhece a falta de incentivo à carreira de pedagogia. “É um absurdo o quanto os professores de escolas públicas ganham. Isso me entristece. Mas o que me dá forças é mostrar que não só damos aula, como também formamos indivíduos, cidadão, questionadores, que vão agir na sociedade”, completa.

Fuente: http://g1.globo.com/educacao/guia-de-carreiras/noticia/alunas-de-pedagogia-contam-que-realidade-da-profissao-pode-assustar-na-teoria-tudo-e-facil.ghtml

Comparte este contenido: