Portugal / 21 de junio de 2017 / Fuente: http://www.portugal.gov.pt
Portugal participa no estabelecimento da Fundação PRIMA, no dia 19 de junho, em Madrid.
Esta parceria entre Portugal, Itália e Espanha preparará a entrada em funcionamento da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânea (PRIMA), uma iniciativa que tem como objetivo dar resposta aos desafios comuns da gestão sustentável dos recursos hídricos e da produção agrícola, assim como apoiar a valorização alimentar dos países da região.
Com um cofinanciamento de quase 500 milhões de euros, a PRIMA reunirá países membros e associados ao programa-quadro Horizonte 2020, nomeadamente Alemanha, Croácia, Chipre, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Luxemburgo, Malta, Portugal, Tunísia e Turquia –, e países terceiros, Argélia, Egito, Jordânia, Líbano e Marrocos.
Os fundos, atribuídos por esses países e pelo programa Horizonte 2020 da União Europeia, destinam-se a ações conjuntas, nomeadamente projetos de investigação com um amplo leque de níveis de maturidade tecnológica, assim como ações de coordenação e suporte.
A PRIMA foi lançada na 2.ª conferência ministerial euro-mediterrânea, que teve lugar a 4 de maio de 2017, em Malta, com o patrocínio dos altos representantes nela presentes, incluindo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas.
Os traços definitivos da parceria serão definidos em ato de codecisão entre Comissão Europeia e Conselho Europeu em julho deste ano.
A Fundação PRIMA ficará responsável pela gestão das atividades da parceria, e terá sede em Barcelona junto da União para o Mediterrâneo, organização estabelecida em 2008 e da qual todos os países participantes na PRIMA são membros.
Os primeiros concursos da PRIMA estão previstos para 2018. A parceria tem a duração de 10 anos (2018-2028).
Fuente noticia: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/mctes/noticias/20170618-mctes-prima.aspx