Dois sonhos: volta ao mundo para transformar a educação no Brasil

Brasil/Noviembre de 2017/Fuente: Catraca Livre

Resumen: En febrero de este año, la carioca Vanessa Tenorio, de 38 años, concluyó un ciclo de 22 años de carrera en el sistema corporativo para mochilar por el mundo sola investigando y diseñando una nueva educación para la sostenibilidad.

La jornada comenzó el 14 de marzo. El primer destino: Oporto (Portugal). El itinerario (totalmente flexible) fue diseñado inicialmente de la siguiente forma: Europa> África> Asia> Oceanía> América.

A continuación, Vanessa hace un relato de esos casi ocho meses de aventura y conocimiento:

En marzo, embarcaba en una jornada de vuelta al mundo sola en beneficio de la educación y la sostenibilidad. Mi planificación (totalmente flexible a lo largo del viaje) es mochilar por cinco años, uno en cada continente, haciendo una «nueva graduación» en la práctica a través de inmersión en escuelas innovadoras y comunidades sostenibles.

Em fevereiro deste ano, a carioca Vanessa Tenório, 38 anos, encerrou um ciclo de 22 anos de carreira no sistema corporativo para mochilar pelo mundo sozinha pesquisando e desenhando uma nova educação para a sustentabilidade.

A jornada começou no dia 14 de março. O primeiro destino: Porto (Portugal).  O roteiro (totalmente flexível) foi desenhado inicialmente da seguinte forma: Europa > África > Ásia > Oceania > América.

Abaixo a Vanessa faz um relato desses quase oito meses de aventura e conhecimento:

***

Em março, embarquei numa jornada de volta ao mundo sozinha em benefício da educação e da sustentabilidade. Meu planejamento (totalmente flexível ao longo da viagem) é mochilar por cinco anos, um em cada continente, fazendo uma “nova graduação” na prática através de imersão em escolas inovadoras e comunidades sustentáveis.

Créditos: Vanessa Tenório

Brincando com crianças em escola na Suécia

Sonho em cocriar, no Rio de Janeiro, uma escola gratuita que vise o desenvolvimento natural e integral de cada criança por meio das suas próprias potencialidades e talentos. Um espaço na natureza em que elas possam brincar e escolher o que querem explorar no processo de aprendizagem. Meu propósito é contribuir para a formação de cidadãos ativos e conscientes do seu papel na construção de um mundo mais justo e solidário, incentivando a cooperação e não a competição.

Com um pouco mais de sete meses mochilando e gastando uma média de € 15 por dia, já visitei oito países no continente europeu e mais de 30 projetos. Neste período, constatei que é possível ser viajante, aprendiz, voluntária e agente transformadora ao mesmo tempo. Aprendi que a viagem é uma lúdica escola que nos ensina principalmente a respeitar as diferenças.

Créditos: Vanessa Tenório

Mapa mostra os lugares visitados até o momento

A base do meu projeto é a cooperação. Possuo um pequeno orçamento de € 20 por dia. Ofereço ajuda durante a minha passagem pelas cidades e geralmente recebo acomodação e alimentação em troca. Até o momento, só paguei por cinco diárias em Sarajevo (onde foi uma escolha minha hospedar-me em albergue). A média de gastos mencionada acima é basicamente com transporte, pois me desloco muito para visitar os projetos educacionais.

Fuente: https://catracalivre.com.br/geral/mundo/indicacao/dois-sonhos-volta-ao-mundo-para-transformar-educacao-no-brasil/
Comparte este contenido: