11/12/2015 15:54 Ministerio de Educación de Angola
Publicado Originalmente en http://www.med.gov.ao/VerNoticia.aspx?id=30204
Mais de 28 mil crianças estão no ensino especial e distribuídas por mais de 700 escolas inclusivas, como resultado de uma parceria entre os ministérios da Assistência e Reinserção Social e da Educação.
Informou em Luanda o director Nacional para a Integração Social da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Assistência e Reinserção Social, Humberto Costa, que disse à margem do colóquio sobre a educação especial, que as escolas inclusivas acolhem crianças com todo o tipo de deficiência.
Humberto Costa informou que, quanto ao apoio social e integral, o Ministério da Assistência e Reinserção Social tem vários programas que garantem ajuda às pessoas com deficiência, como a entrega gratuita de cadeiras de rodas, manuais, motociclos, bengalas, em todas as províncias.
“Há um programa de reabilitação, baseada na comunidade, que consiste no encaminhamento de pessoas com deficiência aos serviços especializados de Saúde, Educação, emprego e reabilitação física”, informou Humberto Costa.
Outro programa visa a criação de trabalho, através da entrega gratuita de equipamentos de trabalho a pessoas com deficiência sem formação académica. O director Nacional para a Integração Social da Pessoa com Deficiência declarou que a Lei de Acessibilidade, cuja proposta já está na Assembleia Nacional, responde às questões de acessibilidade das pessoas com deficiência.
Imagen tomada de: http://cdn2.portalangop.co.ao/angola/es_es/files/highlight/2013/11/52/0,8c82045c-b163-4149-8614-357d0853e981–r–NjQweDM0Mw==.jpg