Moçambique e Timor-Leste cooperam na área da educação

África/Mozambique/02 Octubre 2016/Fuente: Ebola /Autor: Alexandre Zandamela, Maputo

Resumen: Mozambique y Timor del Este susbcribieron en Maputo, un documento de entendimiento que establece una plataforma de relacionamiento institucional entre los Ministerios de Ciencia y Tecnología, Educación Superior y Técnico profesional

Moçambique e Timor-Leste rubricaram terça-feira, em Maputo, um memorando de entendimento que estabelece uma plataforma de relacionamento institucional entre os Ministérios da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional.

O documento foi rubricado pelo Ministro moçambicano da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico-profissional, Jorge Nhambiu, e pelo Ministro da Educação de Timor-Leste, António da Conceição.

Segundo o acordado, o memorando cobre a troca de especialistas dos dois países nas áreas de gestão do Ensino Superior, Tecnologias de Informação e Comunicação, Investigação Cientifica e Inovação, Indicadores de Ciência e Tecnologia e Gestão do Ensino Técnico-profissional.

Na ocasião, Nhambiu destacou que o memorando cria também janelas de oportunidades para colaboração, entre as partes, nas áreas de formação de Recursos Humanos.

Em 2014, os Ministros do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovaram, em Maputo, o Plano Estratégico de Cooperação Multilateral no Domínio da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP (2014-20).

Este instrumento, segundo o governante, define como vector de orientação a implementação de acções de cooperação multilateral e bilateral concertadas, harmonizadas e orientadas para resultados concretos nos domínios da ciência, tecnologia e ensino superior.

«É no âmbito deste quadro de cooperação estratégica que assinamos o presente Memorando de Entendimento com o Ministério da Educação de Timor-Leste», disse Nhambiu.

Trata-se, de acordo com o ministro, de um entendimento jurídico que se espera que constitua uma plataforma de consolidação da cooperação bilateral e intracomunitária, um produto através do qual serão consolidados os mecanismos de articulação sistemáticos entre os dois ministérios e Estados.

«Há sensivelmente quatro meses, estivemos em Díli, para participar da VII Reunião dos Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP, que, entre outros aspectos, reafirmou a necessidade de consolidação da cooperação entre os Estados membros da CPLP, guiados pelo Plano Estratégico de Cooperação Multilateral», afirmou.

Nhambiu sublinhou que este instrumento identifica cinco principais eixos de cooperação, o espaço do ensino superior da CPLP; mobilidade de estudantes, docentes, investigadores e cientistas altamente qualificados; rede de informação, avaliação e promoção da qualidade do ensino superior; espaço de ciência e tecnologia e os programas comuns de investigação, inovação e formação avançada para a internacionalização da CPLP nos domínios do ensino superior, ciência e tecnologia.

A finalidade desta cooperação deve basear-se na busca de estratégias e soluções para o bem-estar social das populações, disse Nhambiu, para quem, em Moçambique, o Plano Quinquenal do Governo (2015-2019), entre outras prioridades, elege a formação do capital humano como uma área estratégica.

 
Fuente de la noticia: http://www.abola.pt/africa/ver.aspx?id=631062
Fuente de la imagen: http://www.abola.pt/img/fotos/ABOLA2015/MUNDOS/AFRICA/liberia.jp
Comparte este contenido: