Portugal vai liderar sistema integrado de monitorização da atividade física e desportiva da UE

Portugal / 12 de octubre de 2016 / Fuente: http://www.portugal.gov.pt/

Os 28 Estados membros da União Europeia decidiram avançar com a criação de um sistema integrado de monotorização e vigilância da atividade física e desportiva.

Esta monitorização vai permitir a identificação da participação da população europeia neste tipo de atividades, os seus níveis de prática, locais, motivações e barreiras, bem como as principais caraterísticas ligadas ao tempo passado em comportamentos sedentários.

Atendendo ao trabalho já desenvolvido neste âmbito (nomeadamente na coordenação do processo e redação das recomendações para a promoção da Educação Física nas Escolas), Portugal foi convidado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Comissão Europeia (CE) a liderar e coordenar este projeto.

O objetivo do projeto é criar condições para melhorar a qualidade das estratégias e políticas públicas, quer em termos internacionais, como nacionais.

Assim, assume particular relevância o acompanhamento da implementação das recomendações para a promoção da atividade física junto de todos os cidadãos europeus, por forma a poder contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, saúde e bem-estar.

Neste domínio, Portugal tem mostrado empenho e uma participação ativa junto do grupo de peritos de Atividade Física Promotora de Saúde da Comissão Europeia, trabalhando em estreita ligação com o departamento europeu da Nutrição e Atividade Física da OMS.

O projeto – que teve luz verde em Belfast, numa reunião que juntou peritos da OMS dos diferentes países europeus – será maioritariamente financiado pelo Programa Erasmus+ e contará com o envolvimento dos 28 Estados membros, além da Comissão Europeia e Organização Mundial de Saúde, entre outros
parceiros europeus e nacionais.

Os trabalhos começam já neste mês de outubro, com uma reunião a realizar em Lisboa, e a conclusão da primeira fase está prevista para o primeiro semestre de 2018.

Fuente noticia: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/medu/noticias/20161004-sejd-monitorizacao-desporto.aspx

Comparte este contenido: