En Mozambique Mais de 20 mil Professores primários serão graduados no ano 2016

Formação Psico-Pedagógica

Resumen: La noticia presenta un resumen en relación a la situación que se presenta en Mozambique en relación a la formación de los docentes encargados de impartir la educación a nivel de primario, por lo cual el Ministerio de Educación y Desarrollo Humano de ese país, diseño un programa de formación a fines de solventar dicha problemática.

No ano 2015 o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano fico preocupado, debido a que cerca de 30% de professores do ensino primário, o correspondente a 130 mil, não têm formação psico-pedagógica. Isto num país que conta com 40 instituições de formação de professores e que graduam uma média anual de 10 mil docentes do ensino primário.

São números que certificam uma realidade muito comum nas escolas primárias, onde professores que leccionam no presente ano lectivo não tem formação psicopedagógica.

O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano quer mudar o quadro, Jorge Ferrão explicou que o ministério concebeu um programa para formação “O objectivo do programa é elevar, de forma continuada, as competências do  professor primário”, disse Jorge Ferrão.

Autoridades que não têm dúvida que o debate sobre a qualidade de ensino no país tem sido levantado também por causa da existência dos professores sem a referida formação.A República Federativa do Brasil com uma larga experiencia neste domínio quer ajudar Moçambique a ultrapassar o problema.

Ja temos os frutos do programa, mais de vinte mil professores para o ensino primário com formação psicopedagógica serão graduados em todo o país, informação foi revelada pelo ministro Jorge Ferrão durante a graduação do primeiro grupo do modelo décima + 3 anos, no Instituto de formação de Professores de Homoine na Província de Inhambane.

Fuente: noticias.tvm.co.mz, opais.sapo.mz, miramar.co.mz/

Editora: Keyla Isabel Cañizales

Comparte este contenido: