Portugal: Defensores da escola pública vão ser recebidos pelo Presidente da República

Europa/Portugal/03 Julio 2016/Fuente y Autor: DN.pt

Resumen: Una delegación de profesores que defiende la educación pública y que organizarón la manifestación del pasado 18 de junio, van a ser recibido por el presidente de la republica el proximo jueves 07 de Julio. El objetivo principal es sensibilizar al presidente para que invierta en el sector educativo público.

A delegação de professores quer sensibilizar o Presidente da República para o investimento na escola pública

A delegação de professores que defendem a escola pública e que organizaram a manifestação de 18 de junho vai ser recebida pelo Presidente da República esta quinta-feira.

A audiência foi pedida pela FENPROF, em nome dos subscritores da petição que a organização sindical entregou a 03 de junho na Assembleia da República, com mais de 71.000 assinaturas em defesa da escola pública.

Entretanto, foram recolhidas mais 10.000 assinaturas, que serão entregues posteriormente na Comissão de Educação.

A delegação que se deslocará a Belém no dia 07 ao final da tarde será constituída por Mário Nogueira, Helena Roseta (presidente da Assembleia Municipal de Lisboa), um representante da CGTP para as questões sociais e a investigadora e ex-secretária de Estado da Educação Ana Benavente.

De acordo com Mário Nogueira, deverá também estar presente João Cunha Serra (FENPROF), Ana Sesudo (da Associação Portuguesa de Deficientes) e um representante das associações de pais.

«É uma reunião de sensibilização do Presidente da República», indicou Mário Nogueira, que pretende expor a Marcelo de Sousa as necessidades de investimento na escola pública, em vésperas de preparação do Orçamento do Estado para 2017, após vários anos de cortes financeiros.

No encontro, pretendem vincar que a escola pública faz falta ao país e que é «a única capaz de dar resposta a todos».

A iniciativa lançada pela FENPROF em defesa da escola pública num momento em que se discutia o financiamento de colégios privados foi subscrita por artistas, investigadores e autarcas, além de associações de pais e professores.

Assinaram o documento os músicos Pedro Abrunhosa, Sérgio Godinho e Fausto, a investigadora Ana Benavente, a historiadora Raquel Varela, o colunista Daniel Oliveira, a autarca Helena Roseta e o académico Santana Castilho, entre outras personalidades.

Na manifestação de 18 de junho, participaram cerca de 80.000 pessoas segundo a organização.

Fuente de la noticia: http://www.dn.pt/portugal/interior/defensores-da-escola-publica-vao-ser-recebidos-pelo-presidente-da-republica-5259132.html

Fuente de la imagen: http://static.globalnoticias.pt/storage/DN/2016/dn2015_detalhe_topo/ng7190518.jpg

Comparte este contenido: