Portugal / 18 de enero de 2017 / Fuente: http://www.portugal.gov.pt/
O Ministro da Educação afirmou que a redução nos horários nas escolas dos professores treinadores do projeto olímpico e paralímpico e o acompanhamento reforçado dos alunos atletas de alto rendimento potencia a prestação escolar e desportiva dos atletas e promove a captação de novos talentos.
Na visita a uma das quatro Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE), na Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, Lisboa, Tiago Brandão Rodrigues afirmou que este projeto «não é a primeira pedra, mas é um pilar absolutamente fundamental para que escola e desporto se possam compaginar o mais possível».
As UAARE, lançadas como projeto-piloto este ano letivo em quatro escolas do país (na Escola Secundária Augusto da Silva Ferreira, Rio Maior, Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, Porto, Escola Secundária de Montemor-o-Velho, para além da Secundária de Linda-a-Velha), visam uma articulação eficaz entre os agrupamentos de escolas, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, entre outros interessados, tendo por objetivo conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a prática desportiva de alunos/atletas do ensino secundário enquadrados no regime de alto rendimento ou seleções nacionais.
«As unidades de apoio na escola procuram isso mesmo, que os alunos do secundário possam também ter no alto rendimento escolar um dos seus componentes do dia-a-dia. Existem quatro projetos-piloto que queremos estender», acrescentou Tiago Brandão Rodrigues.
O Ministro referiu ainda que a redução do horário escolar aos professores treinadores que estão no projeto olímpico e paralímpico permite-lhes «estarem na escola a darem aulas e a trabalhar na captação de novos talentos mas, simultaneamente, dedicarem-se aos projetos olímpicos e alavancar a preparação destes atletas».
Localizada a poucos minutos do Centro de Alto de Rendimento do Jamor, Oeiras, no Estádio Nacional, a UAARE da Escola Secundária Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha, mostra, de acordo com o Ministro, a forma como a proximidade da escola ao centro desportivo possibilita aos alunos estarem a cinco minutos do centro de treino e terem um professor acompanhante.
«Estamos com condições muito boas, como é dito por treinadores e atletas. São excelentes as condições do Centro de Alto Rendimento do Jamor para muitas das disciplinas desportivas que aqui são praticáveis», disse o Ministro na visita ao Centro de Alto Rendimento realizada a seguir à visita à UAARE da escola.
O projeto piloto das UAARE, da responsabilidade de Vítor Pardal, impulsionador e coordenador do Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento de Montemor-o-Velho, é coordenado pela Direção Geral de Educação em colaboração com o Instituto Português do Desporto e Juventude, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares em parceria com os Agrupamentos de Escolas e Escolas não agrupadas.
Fuente noticia: http://www.portugal.gov.pt/pt/ministerios/medu/noticias/20170116-medu-escola-desporto.aspx