Livro: Política educacional, cidadania e conquistas democráticas

politicaeducacionalO livro Política educacional, cidadania e conquistas democráticas (São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2013, 128 p.), reúne os debates do Grupo de Trabalho “Educação e desafios da sociedade do conhecimento”, promovido pela Fundação Perseu Abramo, no marco da iniciativa Projetos para o Brasil. A obra, em português, é organizada a partir de grandes tópicos em torno dos quais se organizam os principais avanços e acertos da política educacional no Brasil entre os anos de 2003 e 2013, período que compreende três mandatos consecutivos de convergência programática, os governos Lula e Dilma.

Organizado por Pablo Gentili, secretário executivo do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso), professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), coordenador do Núcleo de Política Educativa da Universidad Metropolitana de la Educación y el Trabajo (Umet) e do Observatório Latino-Americano de Políticas Educativas (Umet/Flacso/Uerj) o livro busca apontar elementos que sirvam para a realização de um diagnóstico rigoroso, identificando progressos, dificuldades, mediações e complexidades na implementação da política educacional democrática e popular.

A obra pretende assim “construir uma visão analítica e estratégica que sirva de fundamento para a avaliação dos impactos da política educacional e inspire a construção de novos recursos, soluções e alternativas”, afirma Gentili na apresentação de Política educacional, cidadania e conquistas democráticas. Ele elenca algumas das perguntas que inspiraram as discussões do Grupo de Trabalho: “qual foi a herança recebida? Quais e como foram enfrentados os primeiros desafios? Quais as propostas programáticas de cada um dos três governos petistas e como elas se realizaram? Quais as principais conquistas em matéria de política educacional? Que novos temas e questões de política educacional foram incorporadas na agenda pública? Que estratégias de gestão inovadoras foram implementadas? Em que medida cada administração (2003-2007-2011) superou as dificuldades e desafios das anteriores? Quais são os desafios que continuam pendentes?”.

A obra completa, com catorze artigos em português, está disponível para download. Confira aqui.

Autoria da resenha: Marina Baldoni Amaral, Flacso Brasil.

Comparte este contenido: